MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

Folder da exposição Degas Escultor – Impresiones de la vida moderna realizada no Museo Nacional de Bellas Artes em Santiago, Chile, em 2011 com a coleção de esculturas do MASP de autoria de Edgar Degas (Paris, 1834-1917).

A área de Intercâmbio do MASP é responsável pelos empréstimos de obras da Coleção a vários museus e instituições culturais em todo o mundo. Estes empréstimos são feitos para exposições temporárias que de alguma maneira envolvem o tema de obras da Coleção do MASP ou seu autor, uma vez que o museu possui obras primas de importantes artistas de todas as gerações.
Alguns museus com os quais o MASP mantém intercâmbio são:
  • Musèe du Louvre, Paris
  • Musèe d’ Orsay, Paris
  • National Gallery, Londres
  • Royal Academy, Londres
  • Museo del Vittoriano, Roma
  • The Metropolitan Museum of Art, Nova York
  • National Gallery of Art, Washington
  • Philadelphia Museum of Art, Filadélfia
  • The Art Institute of Chicago
  • Museo Nacional de Bellas Artes, Santiago
  • entre outros.

São frequentes os empréstimos para exposições realizadas na cidade de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Moderna, o Instituto Tomie Ohtake o Museu Lasar Segall e outras instituições. Além disso, o MASP empresta obras também para instituições brasileiras, como o MON (Museu Oscar Niemeyer) de Curitiba, que apresentou em 2012/2013 a exposição DEGAS - Poesia Geral da Ação - As Esculturas (Coleção MASP) com a coleção completa de esculturas em bronze de Edgar Degas, do acervo do MASP. Estas obras haviam estado no Chile em 2011.

Últimas notícias sobre a área de Intercâmbio do MASP:


  • ACERVO DO MASP EM EXPOSIÇÃO DE WALDEMAR CORDEIRO

    O Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, apresenta a partir de 17 de dezembro a Mostra Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata. A exposição é uma retrospectiva do artista, pioneiro na arte conceitual, nascido em Roma em 1925 e que faleceu em São Paulo em 1973. O empréstimo do MASP para a exposição é uma calça feminina em piquê sintético, com estampa desenhada pelo artista. A exposição fica aberta para o público do museu carioca até 1° de março de 2015.

    OBRA DE BURLE MARX EMPRESTADA PARA A PINACOTECA DO ESTADO

    Desde 29 de novembro de 2014 até 22 de março de 2015, a Pinacoteca do Estado apresenta a exposição Burle Marx, que oferece um olhar panorâmico sobre a obra do artista, arquiteto e paisagista, ligado à modernidade brasileira, nascido em São Paulo em 1909 e falecido no Rio de Janeiro em 1994. O MASP emprestou para a exposição a pintura Fuzileiro naval, que o artista doou ao museu em testamento.

    RETRATOS DE MADAME CÉZANNE
    O MASP emprestou a pintura Madame Cézanne em vermelho, do artista Paul Cézanne, para a exposição dedicada aos retratos que ele realizou da esposa Hortense Fiquet ao longo da vida. A mostra Madame Cézanne acontece no Metropolitan Museum of Art, de Nova York, EUA, no período de 17 de novembro de 2014 a 15 de março de 2015.

    O CENTENÁRIO DE LINA BO BARDI
    O MASP está presente desde o mês passado em um importante evento internacional. Em comemoração ao centenário de Lina Bo Bardi (Roma, 1914- São Paulo, 1992), arquiteta italiana que se naturalizou brasileira e que  se tornou uma das referências mundiais na arquitetura do Século XX, está sendo apresentada no Architekturmuseum, de Munique, na Alemanha desde 13 de novembro a exposição LINA BO BARDI 100. O museu emprestou três obras para o evento, que permanece aberto até março de 2015:  uma obra significativa de Lina Bo Bardi, representando o vão livre do museu, denominada Estudo preliminar - Esculturas praticáveis do Belvedere Museu Arte Trianon, datada de 1968, o Estudo de fachada, de 1961 e Caricatura (Bardi), de 1988.

    OBRAS DO ACERVO MASP NA EUROPÁLIA