MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Histórias da arte

Os cursos de Histórias da arte do MASP Escola estão estruturados em programas semestrais. Os três cursos oferecidos são independentes e complementares cobrindo um arco histórico que se estende do século 14 ao 21:

Histórias da arte: renascimento e anti-renascimento (3ª edição)

Histórias da arte: o barroco na Europa e na América Latina. (3ª edição)

Histórias da arte moderna e contemporânea (3ª edição)

Em comum os três programas compartilham do foco em histórias mais abertas, plurais e diversas, englobando uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos.

Cada curso terá em média 16 aulas e é liderado por um professor que, por sua vez, convida especialistas para ministrar conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento em temas específicos e a pluralidade de vozes. Dessa forma, os alunos terão acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

A próxima edição dos cursos terá início em março de 2017, as matriculas estarão abertas a partir de janeiro, para mais detalhes escrever para: escola@masp.org.br

CURSO INTENSIVO

Na tradição ocidental a narrativa é uma forma indispensável para ordenar eventos no tempo. Da mesma maneira, a arte figurativa organizou-se em torno do desejo de dar um sentido unificado às formas no espaço – criando frequentemente imagens que contam histórias. Quando nos deparamos com uma imagem figurativa, é difícil não construir uma narrativa imediata para ela – daquele momento retratado, do seu antes, do seu depois. O presente curso vai examinar, a partir de obras do acervo do MASP, algumas das formas narrativas presentes na pintura ocidental explorando seus elementos chave – o tempo, o espaço e o personagem – a fim de discutir as diferentes maneiras pelas quais uma imagem é capaz de contar histórias.

Capturar o olho e mover a alma: pequena história da narrativa na arte

ESTUDOS CRÍTICOS

Sempre às quintas-feiras, o MASP Escola oferece cursos intensivos sobre tópicos específicos da cultura contemporânea. A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos temas. Este programa se pretende como um espaço de debate que possibilite a reflexão sobre a arte em suas intersecções com questões políticas e sociais.

Confira a programação 2017:

Maio
Estudos críticos em arte
Barroco na Floresta: Tradições e artistas indígenas na amazônia colonial

Março
Estudos críticos em arte
São Paulo: cidade, arte e cultura popular

Fevereiro
Estudos críticos em arte
Arte Africana: modernismos e contemporaneidade

BOLSAS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

O MASP oferece bolsas de estudo nos cursos do MASP Escola para professores da rede pública que atuem em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com, no máximo, uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição pede uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos professores bolsistas. Os 50 primeiros a se inscreverem concorrerão às bolsas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastramento do site MASP Inscrições e selecione a opção "Bolsas para professores da rede pública" na página de cada curso.