MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
CORAL JOVEM DO ESTADO
Período:
18 de novembro. Sábado, 16h

O Coral Jovem do Estado apresenta o programa São Paulo Maputo Salvador.



Grupos de Câmara do Instituto Baccarelli
Período:
19 de novembro. Domingo, às 16h

Os grupos de câmara do Instituto Baccarelli integram uma iniciativa da instituição à prática desse tipo de música, que propicia um estudo mais aprofundado das peças executadas, trabalhando refinamentos sonoros, dinâmicas e equilíbrio entre os sons dos instrumentos, já que cada músico desempenhará, em alguma parte, papel de solista. O repertório explorado transita pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência. Os grupos de câmara do Instituto Baccarelli se apresentam gratuitamente todos os domingos na Vila Madalena, e já se apresentaram em importantes espaços culturais como MASP, Centro Cultural São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, além de terem realizado diversos concertos para a comunidade de Heliópolis, em locais como o Hospital Heliópolis, a Paróquia São João Clímaco e no próprio Instituto Baccarelli.



Orquestra Sinfônica Heliópolis
Período:
19 de novembro. Domingo, às 11h

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), principal formação do Instituto Baccarelli, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, a orquestra, reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, tem como patrono o maestro indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Até hoje, a OSH é a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade e orgulho de ser regida por Mehta. A versatilidade do grupo permite à Sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência na execução das obras. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros Zubin Mehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas populares consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém, Ivans Lins e Daniela Mercury, entre outros. O grupo já tocou em palcos como a Sala São Paulo, os Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.



MASP Festa: Mariana Aydar e Mestrinho convidam Daniela Mercury
Período:
22 de novembro. Quarta-feira

A festa é um evento beneficente. Toda arrecadação dos valores da venda de convites será revertida em investimentos essenciais para a manutenção e operação das atividades do museu.



Grupo Contemporâneo - Grupos Artísticos EMESP
Período:
26 de novembro. Domingo, 11h

O Grupo Contemporâneo da EMESP se apresenta no Masp Auditório, no dia 26 de novembro.



CAMERATA DE VIOLÕES INFANTO-JUVENIL DO GURI
Período:
26 de novembro. Domingo, 16h

A Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri encerra sua temporada 2017 com uma apresentação especial no Masp Auditório, quando conta com a participação do contrabaixista Sizão Machado e do saxofonista Mané Silviera. A regência é do maestro convidado do grupo, Paulo Porto Alegre.



OSESP MASP - Quinteto de Sopros
Período:
28 de novembro. Terça-feira, às 20h

O MASP e a Osesp, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, retomam parceria pelo terceiro ano consecutivo e apresentam, no dia 28 de novembro (terça-feira), às 20h, um concerto que explora conexões entre a música clássica e as obras do acervo do Museu. O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas.



ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM
Período:
1 de dezembro. Sexta-feira, às 20h

A Orquestra Jovem Tom Jobim visita musicais de Chico Buarque no último programa da temporada 2017, com a participação do Madrigal do Coral Jovem do Estado e regência de Nelson Ayres e Tiago Costa. Ligada à EMESP Tom Jobim, Escola de Música do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, a Orquestra Jovem Tom Jobim é dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral e possui uma sonoridade particular.



ORQUESTRA SINFÔNICA INFANTO-JUVENIL DO GURI SOB A BATUTA DE EMMANUELE BALDINI
Período:
2 de dezembro. Sábado, às 16h

Encerrando a temporada em grande estilo, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri se apresenta sob a batuta de Emmanuele Baldini. Um dos principais músicos em atividade no país, o italiano é, além de maestro e violinista, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A apresentação tem ainda a participação de alunos da EMESP Tom Jobim.



CORAL JOVEM DO ESTADO COM A PARTICIPAÇÃO DA ORQUESTRA BARROCA EMESP
Período:
3 de dezembro. Domingo, às 16h

No último programa da temporada 2017, o Coral Jovem do Estado apresenta Integral dos Motetos no MASP Auditório, no dia 3 de dezembro, sob regência de Luis Otavio Santos, preparação vocal de Marília Vargas e participação da Orquestra Barroca EMESP.



MÚSICA NO VÃO - Aláfia
Período:
7 de dezembro. Quinta-feira, show às 20h

O MASP e a Stella Artois apresentam a terceira edição do



CORAL JUVENIL DO GURI
Período:
10 de dezembro. Domingo, às 16h

Coral Juvenil do Guri se apresenta no Masp Auditório sob regência de Vitor Gabriel, num repertório que aborda a música brasileira dos séculos XX e XXI. Formação que reúne os alunos de canto do Guri, o Coral Juvenil conta com adolescentes de 12 a 18 anos, e promove o aprofundamento dos estudantes em diversas técnicas vocais, compreendendo todo o espectro da atuação do canto lírico, folclórico e popular. Em constante aprimoramento, o grupo explora em cada programa um repertório distinto, passando pela música sacra, por canções do gospel norte-americano e por composições contemporâneas. Em 2012, lançou o CD Cantos Novos o primeiro álbum dos Grupos Infantis e Juvenis, com peças em sua maioria escritas especialmente para o grupo; em 2015, participou do concerto da Orquestra Jovem do Estado, interpretando Carmina Burana; e em 2016 integrou o coro que cantou ao lado de Andrea Bocelli, na passagem do tenor italiano pelo Brasil.



Colegas
Período:
13 de outubro a 10 de dezembro. Sextas e sábados às 21h e aos domingos às 20h.

Márcio, Stalone e Aninha são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia eles resolvem fugir no carro do amigo jardineiro para tentar realizar três sonhos: Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio quer voar.



ENCONTRO DE BANDAS DO GURI COM LAZLO MAROSI
Período:
16 de dezembro. Sábado, às 16h

No dia 16 de dezembro, a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil e a Banda Sinfônica Juvenil do Guri, além de contar com a participação de alunos da EMESP Tom Jobim e integrantes da Banda Jovem do Estado. A regência é do maestro húngaro Laszlo Marosi.



Tim Bernardes apresenta Recomeçar
Período:
15 e 16 de dezembro. Sexta e sábado, às 21h

Considerado um dos grandes compositores de sua geração, Tim apresenta seu primeiro disco solo, "Recomeçar", no teatro do MASP dias 15 e 16 de dezembro. Tim Bernardes é músico, compositor, produtor musical e multi-instrumentista. Tem com sua banda, O Terno, três discos e um EP lançados, todos com suas composições. O último, "Melhor Do Que Parece", foi eleito disco do ano pelo jornal O Estado De São Paulo e outras listas. Como compositor já trabalhou com nomes como Tom Zé, David Byrne, entre outros. Desde 2012 Tim viaja com O Terno por todo Brasil, além de Estados Unidos, Portugal e na Espanha, no renomado festival Primavera Sound.



OSESP MASP - Acadêmico OSESP
Período:
19 de dezembro. Terça-feira, às 20h

O MASP e a Osesp, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, retomam parceria pelo terceiro ano consecutivo e apresentam, no dia 19 de dezembro (terça-feira), às 20h, um concerto que explora conexões entre a música clássica e as obras do acervo do Museu. O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas.