MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
CHANGUITO
Período:
3 de junho. Sábado às 21h

Vencedor de 3 prêmios Grammy, o cubano Jose Luis Quintana, conhecido no meio musical como Changuito, é uma lenda viva da percussão mundial. Integrou por 20 anos a orquestra Los Van Van, um dos mais importantes grupos da história da música cubana. No trabalho com Los Van Van ele criou o ritmo Songo, que foi muito difundido pelo mundo. Reconhecido como um ícone e um mestre da percussão cubana em geral, Changuito foi professor de inúmeros bateristas e percussionistas ao redor do mundo. Ele é, sem dúvida, um dos grandes nomes da música cubana em todos os tempos. Nesse show ele será acompanhado por músicos de Brasil e Cuba, e apresentará um repertório de jazz latino (música cubana instrumental), com muito espaço para a improvisação e o virtuosismo.



ORQUESTRA SINFÔNICA INFANTO-JUVENIL DO GURI
Período:
3 de junho. Sábado às 16h

Paulistano, Juliano Dutra iniciou seus estudos de flauta transversa aos 11 anos de idade. Completou o curso técnico do instrumento na Escola de Música Villa-Lobos nas classes dos professores Carlos Alberto Rodrigues Silva e Eugênio Ranevsky. Como regente, esteve à frente de concertos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Recife, dando enfoque à música brasileira. É o responsável por diversas estreias mundiais, como o Concertino para Clarinete, de Marcelo Rauta, e a Abertura para Cordas, de Sergio Di Sabato. É atual maestro assistente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.



BANDA SINFÔNICA JUVENIL DO GURI
Período:
4 de junho. Domingo às 11h

Bacharel em trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, Marcos Sadao Shirakawa estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Foi regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão, regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, regente assistente da Orquestra Sinfônica da USP, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor de trombone e música de câmara na EMESP Tom Jobim.



ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS DO INSTITUTO BACCARELLI
Período:
16 de julho. Domingo, às 11h00

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, um dos grupos artísticos do Instituto Baccarelli, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, a orquestra, reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, tem como patrono o maestro indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Até hoje, a OSH é a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade - e orgulho de ser regida por Mehta. A versatilidade do grupo permite à Sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência na execução das obras. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros Zubin Mehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém e Ivans Lins, entre outros. O grupo já tocou em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.



CORAL JOVEM DO ESTADO - Coral Jovem do Estado apresenta Panorama Medieval e Renascentista
Período:
24 de junho. Sábado às 16h00

O Coral Jovem do Estado - ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, se apresenta no MASP Auditório, no dia 24 de junho, às 16h. Sob regência de Tiago Pinheiro e preparação vocal de Marília Vargas, o grupo recebe os solistas Corina Marti (clavicímbalo, organeto e flautas), Mario Orlando Guimarães (viela e viola da gamba) e Hiram Santos (dulciana e percussão) para apresentar o programa Panorama Medieval e Renascentista.



ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM - Orquestra Jovem Tom Jobim visita Letiéres Leite
Período:
25 de junho. Domingo às 16h00

A Orquestra Jovem Tom Jobim - ligada à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, se apresenta no MASP Auditório, no dia 25 de junho, às 16h.