MUSEU DE ARTE DE S√O PAULO - Assis Chateaubriand
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O MASP desenvolve a√ß√Ķes que buscam motivar a curiosidade, a colabora√ß√£o e a conviv√™ncia de seus p√ļblicos. Essas a√ß√Ķes ‚Äď que constituem o que chamamos de "Media√ß√£o e Programas P√ļblicos" ‚Äď est√£o integradas aos processos das exposi√ß√Ķes, tornando o museu um lugar para forma√ß√£o e compartilhamento de conhecimento mais do que simplesmente um lugar de exibi√ß√£o.

Entre essas a√ß√Ķes, est√£o os cursos livres do MASP Escola; o MASP Palestra; o MASP Semin√°rios e o MASP Oficinas.

Professores, grupos independentes de estudantes, ONGs e afins que desejarem visitar o museu em conjunto, dever√£o o fazer com independ√™ncia nas exposi√ß√Ķes, segundo seus pr√≥prios interesses. O MASP n√£o oferece visitas guiadas e, por isso, √© necess√°rio que os pr√≥prios professores/respons√°veis fa√ßam o planejamento das visitas e conduzam seus grupos pelas exposi√ß√Ķes. Clique aqui para saber como agendar a sua visita e obter mais informa√ß√Ķes.

O MASP também está interessado em repensar a forma com que se relaciona com escolas. Professores, estudantes ou profissionais vinculados a escolas que desejarem propor uma colaboração de maior duração com o museu podem escrever para agendamento@masp.org.br.

A ideia de um museu educacional integrou o projeto de museu moderno desenvolvido por Assis Chateaubriand, Lina Bo e Pietro Maria Bardi para o Museu de Arte de S√£o Paulo, em 1947. Al√©m da realiza√ß√£o de exposi√ß√Ķes, publica√ß√Ķes e cursos, ao¬†longo dos anos diversos profissionais¬†elaboraram programas fundamentais no desenvolvimento da educa√ß√£o no museu, contemplando tamb√©m atividades para crian√ßas e estudantes. Entre as contribui√ß√Ķes estiveram o¬†Club Infantil de Arte¬†de¬†Suzanna Rodrigues, entre 1948 e 1953;¬†o¬†Departamento de Difus√£o de¬†Najma Burdmann,¬†entre 1971 e 1983; e Servi√ßo Educativo de¬†Paulo Portella Filho,¬†entre¬†1997 e 2014.

A partir de 2015, o MASP rompe seus departamentos especializados e une as atividades pedag√≥gicas √†s curatoriais,¬†reintroduzindo suas fun√ß√Ķes social e educacional originais no n√ļcleo de sua programa√ß√£o.¬†Busca, dessa forma, sua radicalidade como centro e escola ‚Äď tal como na concep√ß√£o de museu de Lina Bo e Pietro Maria Bardi, e em estreito di√°logo com a cidade e o conhecimento popular.