MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Conceber e responsabilizar-se pela implantação e desenvolvimento das políticas de atendimento ao visitante – agrupado e avulso – das mostras apresentadas pelo museu, - temporárias e permanentes - tendo com o referência e apoio as concepções mais atualizadas do campo da educação em museus de arte.

Assessorar Professores e Educadores, de todas as disciplinas e graus, para construção de parcerias efetivas de trabalho com compromissos recíprocos.

Intercambiar experiências, com seus parceiros nacionais e internacionais, divulgando resultados obtidos através de sua prática .

Integrar as comissões de trabalho que definem a programação de exposições temporárias e permanentes, apresentadas no museu, para definição de atividades educativas para os visitantes.

Alimentar permanentemente a página do Serviço Educativo no sítio eletrônico do museu visando manter virtualmente informado o público nacional e internacional sobre as atividades que oferece.

Documentar com todos os recursos possíveis a concepção e realização de todas as suas atividades.

Criar visualmente os produtos que divulguem a realização das atividades empreendidas pelo setor.

Interagir com as distintas Coordenadorias de trabalho do MASP visando o enriquecimento de sua produção específica.

Produzir e editar material educativo para apoio ao desenvolvimento de trabalho com o público visitante – agendado ou não – e professores.

Agendar solicitações de grupos - escolares ou não – para visitas simples ou com ateliê - às exposições temporárias e permanentes apresentadas pelo museu.

Atender sob o comando dos Orientadores de Visita e de Ateliê, com formação universitária, os grupos agendados - públicos ou privados - para visitas simples ou programas combinados às exposições apresentadas pelo museu.

Assessorar educadores em geral para usufruírem das programações de diferentes áreas do museu e do Serviço Educativo.

Promover atividades de interpretação de obras e exposições para o público avulso durante todos os dias em que o museu estiver aberto à visitação.

Promover atividades especiais de interpretação de obras, e exposições, para crianças e adultos durante os meses de férias escolares.

Promover atividades de expressão para o público avulso - crianças, jovens e grupos familiares - no Ateliê do MASP durante os meses de férias escolares.

Realizar semanalmente, durante os meses letivos do ano, um programa de visitas conferencias denominado Encontros com a Coleção do MASP destinada ao visitante avulso do museu.

Realizar mensalmente o Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP destinada a educadores em geral visando a divulgação regular das obras da coleção do museu.

Coordenar todas as etapas de desenvolvimento das atividades do Programa Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues.

Coordenar todas as etapas de desenvolvimento das atividades do Programa Professor Amigo do MASP.

Curar mostras de apoio às mostras apresentadas pelo museu.

Curar mostras e exibições apresentadas nas vitrines de exposição do Ateliê do MASP.

Organizar anualmente, no mês de fevereiro, o Encontro Anual para Professores visando divulgar para a comunidade a programação anual do setor.

Acompanhar cotidianamente o trabalho desenvolvido pela equipe de Orientadores de Visita e de Ateliê e pela equipe de assistentes de Coordenação.

Relatar anualmente, para a Diretoria do MASP, as atividades desenvolvidas pelo setor.

Publicar documentos relativos às atividades desenvolvidas pelo setor.

Representar oficialmente a instituição em encontros de trabalho, nacionais e internacionais, relacionado a educação em museus de arte.

Indicar para os setores correspondentes a reposição continuada de materiais artísticos utilizados pelo Ateliê do MASP em suas atividades com os grupos agendados.

Desenvolver projetos educativos destinados a públicos especiais e/ou portadores de alguma modalidade de deficiência e/ou limitação física ou mental.

Promover cursos de Arte – teóricos ou práticos - para públicos de todas as idades visando difusão da Coleção do MASP e a ampliação da capacidade de interpretação do público visitante.

Preparar conceitualmente – tanto do ponto de vista dos conteúdos relativos à História da Arte quanto dos conteúdos educacionais - as equipes de Orientadores de Visita que temporariamente são agregadas à equipe nuclear do Serviço Educativo, em função de grandes mostras temporárias apresentadas no MASP.

Este conjunto de proposições apresentadas acima referem-se exclusivamente à pratica educativa desenvolvida na sede principal do MASP, situada à Avenida Paulista 1578.


|