MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Alunos de escola observam obra do acervo do MASP

Encontro com o curador
Modalidade de assessoria ao professor que é realizada na oportunidade das aberturas de mostras no museu. O/A curador/a é convidada a apresentar a exposição a um público que previamente se inscreve para participar. A reunião inicial acontece em um dos auditórios do museu  e tem seqüência na própria exposição. Muitas vezes o grupo que participa desses encontros torna-se o primeiro público das mostras, pois tem chance de visitá-las mesmo antes de estarem inauguradas para convidados.

Essa atividade pode acontecer também sob o nome de Encontro com o/a artista, e outras variantes, porém sempre com o mesmo objetivo e formato.

Texto_Sigmar_Polke_Portugues.doc
Texto_Sigmar_Polke_Ingles.doc
Texto_Sigmar_Polke_Alemao.doc

Assessoria semanal
Assessoria semanal gratuita ao planejamento de visitas de estudantes ao museu. É realizada sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h e oferece, mediante agendamento, trabalho de apoio para o professor - da rede pública ou particular de ensino - interessado em planejar visitas de seus alunos ao MASP.

Orientação: Christina Moreira Marx

Este apoio prevê três momentos de atuação: .

1. Preparatório da visita, fornecendo informações sobre as exposições (textos; referências bibliográficas; videografia; filmografia, empréstimo de materiais...) e sobre as demais atividades oferecidas pelo setor, destacando-se visitas às exposições - desde que já estejam em cartaz – procurando pensar, in loco, abordagens que sejam mais significativas para o grupo. Auxílio na comunicação posterior dos dados colhidos do grupo, e das intenções do professor, às equipes de orientadores (de visita e de ateliê) responsáveis pelo atendimento dos grupos.

2. Durante a visita do grupo ao museu: observação e acompanhamento das atividades.

3. Posterior à visita do grupo: aplicação conjunta de formas de avaliação visando contribuir para aprofundar questões e conteúdos que auxiliem na compreensão da atividade realizada.

Os encontros são organizados mediante agendamento com a responsável pela atividade, às terças e quintas-feiras, das 10h às 18h através do telefone 11 – 3251-5644 ramal 2113.

Assessoria mensal
Assessoria Mensal gratuita ao planejamento de visitas de estudantes ao museu, com a orientação de Christina Moreira Marx e Denis Molino.

Oferece, mediante inscrição, trabalho de apoio para o professor - da rede pública ou particular de ensino - interessado em planejar visitas de seus alunos ao MASP.

É oferecida  com uma carga horária distinta de assessoria da mesma natureza oferecida semanalmente por agregar uma programaçao de visitas conferência sobre algum aspecto da Coleção do MASP. Além das vagas existentes, excepcionalmente são vendidos para a atividade 10 ingressos para o público avulso interessado.

Dias e horários: sábados das 9h às 13h ou das 14h às 17h, através de inscrições pelo e-mail educativo@masp.art.br.
20 vagas, participação gratuita. Das 9h às 10h ou das 14h às 15h sob orientação de  Christina Moreira Marx (excepcionalmente essa atividade não será oferecida no dia 21 de novembro) e das 11h às 13h ou das 15h às 17h sob orientação de Denis Molino.

Assessoria bimensal
Caracteriza-se por um conjunto de atividades que incluem apresentação para professores dos recursos oferecidos pelo Serviço Educativo do MASP, vivências junto às exposições do museu, e/ou análise particularizada de obras, além de práticas de expressão no Ateliê do MASP.

É sempre realizada no período da manhã de um sábado, das 9h às 13h, e o grupo é formado através de inscrições encaminhadas para educativo@masp.art.br a cada programação previamente anunciada. Orientada por Christina Moreira Marx e pela equipe de Orientadores de Visita e de Ateliê do Serviço Educativo do MASP, é gratuito e oferece material de apoio aos participantes.
As atividades são conhecidas como Ateliê... seguidas do nome do artista que será estudado no dia.

Ateliê Gauguin

Ateliê Modigliani

Ateliê Poussin

|