MASP ACONTECE
Edição 137 – 3.2017

PROGRAMAÇÃO MENSAL DO MASP
ADQUIRA SEUS INGRESSOS AQUI

Em março, o MASP oferece seminário, exposições, cursos com bolsas para professores da rede pública e programações gratuitas

 
Mochica, século 1 ao 8 d.C., Peru, Vaso escultórico com alça estribo (figura feminina),
coleção MASP Landmann

MASP SEMINÁRIOS

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ARTE PRÉ-COLOMBIANA

24.3. Sexta-feira, das 9h às 16h. Gratuito

Em março, o destaque da programação do MASP é o seminário internacional Arte pré-colombiana. Em seis mesas, importantes arqueólogos, pesquisadores e curadores do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido promovem discussões sobre as obras que constituem a Coleção MASP Landmann, recentemente cedidas em comodato ao Museu. O seminário abordará tópicos como a inserção das peças dessa coleção entre as culturas dos Andes Centrais, arte e iconografia e coleções arqueológicas amazônicas. A Coleção MASP Landmann é composta por cerca de 900 obras de arte pré-colombiana e é uma das únicas desta natureza presente em um museu brasileiro. Ampla e diversificada, a coleção possui espécimes de cerâmica, tecidos e metais de inúmeros povos que habitaram parte do território que hoje constitui a América do Sul, como Peru, Colômbia e Brasil, cobrindo um arco temporal de quase 2.500 anos – desde 1.000 a.C. até a invasão europeia na metade do século 16. Entre as principais culturas, destacam-se: Chavin, Chimu, Huari, Moche, Nazca, Paracas, Recuay, Tiahuanaco, Vicus, Viru, Chancay, Inca, Quimbaya, Tairona, Muísca, Sinu, Calima e Marajó. O evento é organizado por Adriano Pedrosa, André Mesquita, Luiza Proença e Marcia Arcuri.
Inscrições online a partir de 13.3 e inscrições presenciais no dia do seminário, até a lotação do MASP Auditório.

saiba mais

 
 

EXPOSIÇÃO

AVENIDA PAULISTA

Até 28.5


Inaugurada no dia 16.2, a exposição coletiva Avenida Paulista toma a avenida como eixo central, abordando suas dimensões históricas, sociais, econômicas, culturais e antropológicas. Integram a mostra 17 artistas convidados, que realizaram obras específicas para a exposição. Além disso, estão presentes mais de 100 trabalhos, de 40 artistas que retrataram a avenida no passado. No total, são cerca de 150 obras, que ocupam os 1º e 2º andares, o 1º subsolo e a sala de vídeo no 2º subsolo. A mostra aborda não apenas as histórias, a paisagem e a arquitetura da avenida, mas também levanta temas importantes de seu cotidiano, como as manifestações políticas; o direito à cidade; a população em situação de rua; a gentrificação; e as questões de gênero e a sexualidade. Assinam a curadoria Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, Tomás Toledo, Camila Bechelany, Fernando Oliva e Luiza Proença, curadores do museu, com Amilton Mattos, etnomusicólogo.

saiba mais

EXPOSIÇÃO

AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS, SÃO PAULO

Até 9.4


A exposição Agostinho Batista de Freitas, São Paulo traz 74 trabalhos do artista paulista, produzidos entre os anos 1950 e 1990. Com a curadoria de Fernando Oliva e Rodrigo Moura, a mostra apresenta uma seleção de vistas urbanas da capital, revelando alguns de seus principais marcos arquitetônicos. Esta é a maior exposição individual de Batista de Freitas desde sua mostra inaugural no MASP, em 1952. Ao longo dos anos, o artista criou diversas pinturas de lugares icônicos da cidade, como o Teatro Municipal, a Catedral da Sé e o próprio MASP, que foi retratado em diferentes ângulos na avenida Paulista. Temas como cenas rurais, favelas e festivais populares também fazem parte de seu trabalho. Agora, 64 anos depois de sua primeira mostra no Museu, essa exposição deve ser compreendida no contexto de reconsideração de alguns artistas visionários, que trabalharam às margens do circuito tradicional de arte, como Batista de Freitas.

saiba mais

MASP ESCOLA

CURSOS SEMESTRAIS DE HISTÓRIAS DA ARTE

Aulas a partir de março


O curso de estudos críticos de março São Paulo: cidade, arte e cultura popular, tem aulas programadas para quatro quintas-feiras, de 9 a 30.3. Ministrado pelo arquiteto e urbanista Luís Antônio Jorge, o curso abordará temas, lugares, paisagens, culturas materiais e imateriais sobre a cidade, apresentadas pela lente de uma seleção de autores das áreas da literatura, da arquitetura, da fotografia, da música, das artes plásticas e do design.
A programação dos cursos semestrais começa com Histórias da arte: renascimento e anti-renascimento, com o curador Luciano Migliaccio, de 6.3 a 7.7, às segundas-feiras. Nas terças-feiras, Histórias da arte: o barroco na Europa e na América Latina, tem aulas programadas de 7.3 a 27.6, com a professora Renata Maria de Almeida Martins. Sob coordenação de Daniel Jablonski, Histórias da arte moderna e contemporânea, acontece sempre às quartas-feiras, de 8.3 a 5.7.
Amigo MASP tem 10% de desconto no valor do curso. Garanta sua inscrição até um dia antes do início das aulas de cada curso.

saiba mais

 
 

MASP OFICINAS

OFICINAS: AVENIDA PAULISTA

4.3 até 28.5. Sábados e domingos. Gratuito


A partir de março, o MASP oferece 13 oficinas como parte da programação da exposição Avenida Paulista. O programa utiliza a Paulista como lugar de atuação e intervenções, procurando debater a complexidade da avenida para além de sua identificação como símbolo e cartão postal da cidade. As atividades envolvem coletivos e companhias de teatro, além de cinco artistas que têm obras na exposição Avenida Paulista, e irão ressaltar aspectos e transformações da avenida, como planejamento urbano, vida privada e mobilidade.
As inscrições são gratuitas e abrem com uma semana de antecedência, às terças-feiras. As atividades acontecem aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Antes de se inscrever, verifique a indicação etária de cada oficina.

saiba mais

FILMES

SUBSESSÕES AVENIDA PAULISTA

10.3 até 19.5. Sextas-feiras, 19h. Gratuito


No contexto da exposição Avenida Paulista e em parceria com a Cinemateca Brasileira, o MASP retoma sua programação de filmes no Auditório. Neste novo ciclo foram escolhidos oito títulos que, direta e indiretamente, questionam o lugar do artista no atual panorama histórico, compreendendo a avenida Paulista como um pequeno paradigma das contradições do Brasil.
A seleção dos filmes ficou a cargo da artista Dora Longo Bahia e do grupo de estudos Depois do Fim da Arte. Antes das exibições, que acontecem às sextas-feiras, 19h, o grupo irá projetar um filme-comentário produzido especialmente para cada sessão, além de organizar um bar, buscando retomar o espírito dos cineclubes tradicionais.
Retirada de ingressos a partir das 18h, diretamente na recepção do 1°subsolo. Sessões gratuitas.
Todos os filmes serão exibidos em projeção digital.

saiba mais

MÚSICA NO VÃO

SHOW GRATUITO DE FELIPE S

30.3, 18h. Show às 20h. Gratuito


No dia 30 de março, o projeto Música no Vão recebe Felipe S, que realiza um show gratuito, às 20h, no Vão Livre do MASP. Natural de Recife (PE), Felipe S é cantor, compositor e produtor musical. É vocalista da banda pernambucana Mombojó, integrante da banda Del Rey e já participou de inúmeros projetos musicais, como das bandas Joseph Tourton, Maquinado, 3 na Massa, Lula Queiroga, entre outros. Para o show, Felipe interpreta as canções de seu primeiro disco solo, Cabeça de Felipe, que tem como inspiração a obra do artista plástico pernambucano Maurício Silva. O projeto pretende ocupar o Vão como espaço de lazer e convivência, resgatando uma das propostas da arquiteta Lina Bo Bardi para o lugar. Antes do show, a partir das 18h, o DJ Fred Lima toca para o público, que já pode aproveitar lanches e bebidas à venda em food bikes.

saiba mais

 
 

AV. PAULISTA, 1578
SÃO PAULO SP

TER – DOM 10H – 18H
QUI 10H – 20H


R$ 30 INTEIRA
R$ 15 PROFESSORES, ESTUDANTES
E MAIORES DE 60 ANOS
GRÁTIS TER 10H – 18H

55 11 3149.5959
MASP.ORG.BR
ATENDIMENTO@MASP.ORG.BR
/MASP_OFICIAL
/MASPMUSEU
@MASPMUSEU
@MASPMUSEU

Caso você não queira mais receber, acesse aqui para cancelar.